BannerFormaçãoSANRC.jpg

 

Nova turma em Março de 2022 se inscreva para receber maiores informações!

 

Ementa do Curso

Democracia e cidadania e sua relação com a SAN. Insegurança Alimentar no contexto da Covid 19. Pobreza e Pobreza Extrema: definições e abordagens, desigualdade Reexaminada e desenvolvimento como liberdade, Multidimensionalidade da pobreza e da saúde: complexidade de significado e de mensuração de pobreza, determinação social da saúde. Sistema Capitalista e o neoliberalismo: uma abordagem sobre renda, proteção social as novas vulnerabilidades. Segurança Alimentar e Nutricional: unindo as perspectivas da saúde e do desenvolvimento sustentável; Direito Humano a Alimentação Adequada e Direito Constitucional da Alimentação e da Saúde. Situação da SAN dos povos indígenas, população negra e população de rua. Comunicação em SAN. Mudanças Climáticas e SAN. Alimentação e religiosidade e culturas alimentares na relação com a SAN.

 

Objetivos do Curso

Formação crítica e reflexiva sobre Segurança Alimentar e Nutricional direcionada para as lideranças comunitárias da Ação da Cidadania em todo o país e em especial do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

 

Bibliográfica básica:

 

AGENDA BETINHO. Ação da Cidadania, Rio de Janeiro, 2020.

BURLANDY, L. ; MAGALHAES, R. ; FROZI, Daniela Sanches . Políticas Públicas de Segurança Alimentar e

Nutricional.. In: Cecília Rocha; Luciene Burlandy; Rosana Magalhães. (Org.). Segurança Alimentar e Nutricional: Perspectivas, aprendizados e desafios para as Políticas Públicas. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA

FIOCRUZ, 2013, v. , p. 89-­‐110.

COSTA, M., A multidimensional approach to the measurement of poverty. IRISS Working papers series. N.

2002-­‐05.

CHILTON, M, BOOTH, S. Hunger of the body and hunger of the mind: African American women’s perceptions

of food insecurity, health and violence. Journal of Nutritional Education Behaviorism, v. 39, n. 3, p.116-­‐25, 2007.

MAGALHAES, R. ; BURLANDY, L. ; FROZI, Daniela Sanches . Programas de Segurança Alimentar e Nutricional : Experiências e aprendizados. In: Cecília Rocha; Luciene Burlandy; Rosana Magalhães. (Org.).

Segurança Alimentar e Nutricional: Perspectivas, aprendizados e desafios para as Políticas Públicas. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA FIOCRUZ, 2013, v. , p. 111-­‐146.

VALENTE, Flávio Luiz Schieck (Org.). Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez, 2002.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. 1. ed. São Paulo: Companhia da Letras, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 

FROZI, Daniela Sanches. O papel do controle social nas Política Públicas de Alimentação e Nutrição. In: JAIME, Patricia Constante (Org.). Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

QUEIROZ, Roberlei Aldo; TEIXEIRA JUNIOR, Juarez Ribas. A preservação do patrimônio cultural alimentar como garantia do exercício da cidadania. In: CUNHA, Belinda Pereira da; DANTAS, Fernando Antonio De Carvalho; MOTA, Maria Nazareth Vasques. Direito ambiental e socioambientalismo. Florianópolis: CONPEDI, 2016.

SENNA, Gustavo. Combate à má governança e à corrupção: uma questão de direitos fundamentais e de direitos humanos. Belo Horizonte: D'Plácido, 2019.

Professora | Daniela Frozi

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) com período sanduíche no Observatorio de la Alimentación (ODELA/Universidade de Barcelona). Diretora Executiva do Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino. Membra da coordenação executiva da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBSSAN), Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz Brasiía). Pesquisadora Associada do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA/Fiocruz/Brasília 2012-2017), Conselheira Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República, 2007-2019), Coordenadora de Comissão Permanente do Direito Humano a Alimentação Adequada (CONSEA nacional 2017-2019). Já foi consultora da temática de Segurança Alimentar e Nutricional para OPAS, PNUD e IICA/MCTII.

Valores

Consultar com nossa administração.
Formas de pagamento via WhatsApp (21) 995128978 / (21) 999691616

 

Demias cursos no tema SAN