FALE CONOSCO: (21) 999691616

separador-header.png

SOBRE NÓS

O Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino foi criado em dezembro de 2017 com o objetivo de colaborar com a difusão e produção de conhecimentos populares e científicos na interlocução entre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Ciências Sociais e Teologia. Idealizado pela pesquisadora Dra. Daniela Sanches Frozi tendo como base sua trajetória acadêmica e ativista no enfrentamento à fome e à mitigação da pobreza. 

 

O Djanira articula ensino, pesquisa e popularização de temas como Direito Humano à Alimentação Adequada, Segurança Alimentar e Nutricional e Teologias Contextuais para a formação transdisciplinar de pessoas e organizações. Nosso interesse é contribuir na compreensão das problemáticas sociais abarcadas por violações dos direitos humanos e desigualdades sociais atrelados às dimensões do comer e do nutrir.

 

Considerando que a população brasileira é majoritariamente cristã, compreendemos a importância de promover o diálogo das temáticas trabalhadas pelo Djanira ao campo da Teologia. Percebemos com pesar o aumento do fenômeno da aporofobia - que é a hostilidade aos pobres e aos oprimidos - entre sociedades predominantemente judaico cristãs. Nesse sentido, não medimos esforços para contribuir na criação e consolidação do campo científico da Teologia da Comida e da Alimentação Saudável no Brasil a fim de fortalecer estratégias de ações solidárias e amorosas que dêem suportes aos movimentos de transformação social do comer ao viver com dignidade e paz.