DJANIRA.png

O Djanira Instituto está de Parabéns!

 

Celebrando 6 Anos de Compromisso e Transformação:
Instituto de Pesquisa e Ensino em Soberania
Segurança Alimentar e Nutricional em Diálogo Interdisciplinar.

- Por Daniela S. Frozi - 

estudo imagem principal cópia.png

Há seis anos, nasceu a institucionalidade do nosso compromisso na busca por uma sociedade mais justa e equitativa. Nosso Instituto de Pesquisa e Ensino, é dedicado à Soberania Alimentar e Nutricional, que se tornou um farol de conhecimento, diálogo e ação, envolvendo fronteiras disciplinares.

 

Em nossa jornada, mergulhamos profundamente na pesquisa e formação, explorando os intrincados vínculos entre as desigualdades, pobreza, alimentação, e sociedade. Integrando Ciências da Religião e Teologia, ampliamos horizontes, promovendo diálogos inovadores que enriquecem nossa compreensão dos desafios para construção da soberania alimentar no país.

 

Em um país laico, nenhuma religião deve ocupar privilégios de governo. Religião é direito humano e ela deve ser uma identidade, não de disputa de poder de governo e, sim, de convívio envolvente das pessoas de fé. De preferência, que a luta pela defesa do Direito Humano a Alimentação Adequada seja um lugar onde as religiões não disputem espaços
de exclusividade e, sim, de colaboração responsável diante do assustador contexto de Fome no país. Acreditamos que a verdadeira transformação só será possível quando todos possuirem acesso a comida de verdade e quando a dignidade humana for plenamente respeitada.

 

Assumimos o compromisso de promover a inclusão social, a equidade e a defesa das políticas públicas em Segurança Alimentar e Nutricional como pilares essenciais para uma sociedade justa. Ao longo desses seis anos, enfrentamos desafios com determinação, celebramos conquistas com gratidão e mantivemos viva a chama da paixão por um Brasil onde cada pessoa tenha garantido o direito básico à alimentação digna.

 

Que cada pesquisa realizada seja uma semente para mudanças significativas em cada aluno e nas ações que este poderá realizar na sociedade. Que cada diálogo promova compreensão e respeito mútuo.

 

Que nossos esforços contribuam para a construção de políticas públicas sólidas que assegurem a soberania alimentar e nutricional para todos os brasileiros. Agradecemos a todos que fizeram parte da nossa história até aqui - nossos parceiros, pesquisadores, estudantes, colaboradores e defensores das causas que abraçamos.

 

Unidos, continuaremos a trilhar o caminho da excelência acadêmica, do diálogo interdisciplinar e da promoção de um Brasil mais justo, harmonioso e compassivo.

 

Que os próximos anos sejam ainda mais promissores, guiados pelo esperançar e pela visão de um país onde a soberania alimentar seja uma realidade para o país. Parabéns a todos nós por esses seis anos de Djanira Instituto!

 

Nossa história é singular e plural! 
 

- Por Daniela S. Frozi