FALE CONOSCO: (21) 999691616

separador-header.png

 

Diálogo ecumênico e Inter-religioso
a partir de seus documentos e movimentos

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Crys.png

Ementa

 

Este curso apresenta um estudo sobre os movimentos, eventos e documentos que marcaram o avanço do diálogo ecumênico e inter-religioso. Trajetória histórica, partindo da Primeira Reunião do Parlamento Mundial de Igrejas, em 1893 até chegar à Fratelli Tutti, do papa Francisco, de 2020. 

 

 

 

Temas

 

Estudo de aspectos da compreensão e da realização do ecumenismo; de questões na temática da unidade e do diálogo; do contexto histórico de surgimento dos movimentos ecumênicos e inter-religiosos; avanços e retrocessos ao diálogo no séc. XX; de documentos resultantes do diálogo ecumênico (bilateral e multilateral; e de pontos de interesse para diálogo no âmbito inter-religioso; a questão do diálogo na atualidade. 

 

 

Objetivos gerais do Curso

 

Através da reflexão teológica o curso tem por objetivo preparar os alunos para uma realidade já existente: a vida numa sociedade plural, onde religiosos de todas as confissões e não religiosos compartilham os mesmos espaços (sejam físicos ou virtuais) e precisam conviver harmoniosamente com suas diferenças. O Diálogo ecumênico e inter-religioso na sociedade atual é ao mesmo tempo uma necessidade e um desafio, agora, não apenas para líderes e instituições religiosas, mas também para o cidadão comum, envolto em uma realidade plurirreligiosa e multicultural. O curso pretende expandir o horizonte hermenêutico-teológico dos alunos, abrindo para uma reflexão mais ampla e que contemple os aspectos históricos, teológicos, sociais e humanos das relações inter-religiosas. 

 

 

Breve resumo

 

O curso está fundado no desafio de fazer teologia cristã sem desconsiderar a presença e importância das outras tradições religiosas. Será realizada uma jornada teológica e hermenêutica capaz de oferecer caminhos possíveis para solucionar a problemática em torno das relações inter-religiosas perniciosas, fundamentadas na violência mútua, no desrespeito e tentativa de desqualificação. O diálogo inter-religioso pode ser a via para a superação do desafio colocado por teólogos como Hans Küng e Claude Geffré, que afirmam que não haverá paz civil, nem entre nações e povos da terra sem que haja, primeiramente, paz entre a tradições religiosas. Faremos um percurso histórico apresentando eventos, movimentos e documentos fundantes para o debate em torno do diálogo ecumênico e inter-religioso, até o momento atual. A questão na atualidade será abordada a partir das obras e atos de Jorge Mario Bergoglio, o atual papa Francisco, um verdadeiro construtor de pontes entre as religiões, um artífice de relações fraternas. Buscar-se-á a superação das tensões entre: “singularidade e pluralidade, autoafirmação e convivência pacífica, pretensão à verdade própria e reconhecimento recíproco”. O diálogo inter-religioso é uma viagem sem volta, para um mundo mais pacífico, solidário e sustentável. 

 

 

Bibliográfica básica

 

A SANTA SÉ, Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação, 1999. 

CONCÍLIO VATICANO II. Declaração Nostra Aetate sobre a Igreja e as Religiões não-cristãs. Disponível em: < http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decl_19651028_nostra-aetate_po.html>. Acesso em: 26 de janeiro de 2019. 

CONCÍLIO VATICANO II. Unitatis Redintegratio: Decreto sobre o ecumenismo. Disponível em:< http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19641121_unitatis-redintegratio_po.html Acesso em: 10 de fevereiro de 2019. 

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Declaração “Dominus Iesus”. Sobre a unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja. 2000. Disponível em: < http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000806_do minus-iesus_po.html>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019. 

CONSTITUIÇÃO PASTORAL GAUDIUM ET SPES. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. São Paulo: Paulus, 1997. 

COUNCIL FOR A PARLIAMENT OF WORLD’S RELIGIONS. Declaration Toward a Global Ethic, Chicago, 1993. 

FRANCISCO, PP. Carta encíclica Fratelli Tutti, do Santo Padre Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. Disponível em: < http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html >. Acesso em: 20 de novembro de 2020. 

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015. 

FRANCISCO, Pp. Exortação apostólica do Sumo Pontífice Francisco Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo Paulus / Edições Loyola, 2013. 

FRANCISCO, PP; ABBOUD, O.; et.al. Superar o Muro: Diálogos entre muçulmanos a rabino e um cristão. São Paulo: Paulinas, 2015. 

FRANCISCO, PP; AL-TAYYEB, A. Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum, 4 de fevereiro de 2019. Disponível em:<http://www.vatican.va/content/francesco/pt/travels/2019/outside/documents/papa-francesco_20190204_documento-fratellanza-umana.html> . Acesso em: 23 de julho de 2019. 

FRANCISCO, PP; BARTOLOMEU. Declaração conjunta do Papa Francisco e do patriarca ecumênico Bartolomeu. Sede da delegação Apostólica; Jerusalém, 2014. Disponível em: < http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/may/documents/papa-francesco_20140525_terra-santa-dichiarazione-congiunta.html>. Acesso em: 10 de novembro de 2019. 

KÜNG, H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. [Tradução de Haroldo Reimer]. São Paulo: Paulinas, 1992. 

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO. Diálogo e anúncio. São Paulo: Paulinas, 1996. 

PONTIFÍCI O CONSELHO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO. O Testemunho Cristão em um Mundo Multi- Religioso: Recomendações de Conduta. 2011. 

SECRETARIADO PARA OS NÃO-CRISTÃOS. A Igreja e as outras Religiões: Diálogo e Missão. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/interelg/documents/rc_pc_interelg_doc_19840 610_dialogo-missione_po.html>Acesso em: 21 de maio de 2019. 

 

 

Bibliografia Complementar

 

GEYMONAT, C. I 50 anni del dialogo cattolico-luterano. Disponível em: < https://riforma.it/it/articolo/2017/07/25/i-50-anni-del-dialogo-cattolico-luterano >. Acesso em: 30 de junho de 2019. 

 

 

Professor | Chrystiano Gomes Ferraz

 

Mestre e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT), licenciado em Filosofia pelo Claretiano e pós-graduado em Filosofia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Foi missionário voluntário na Dinamarca e Grécia (pelos Atletas de Cristo), pastor batista e atualmente é, professor (Filosofia, Sociologia e Bíblia) e direto da Recreio Christian School (Unidade Campo Grande). 

 

Valor para esse curso | R$ 90,00