DJANIRA.png

Uma caminhada coletiva por justiça e paz

banner 5 anos.jpeg

É uma pequena-grande caminhada durante os últimos cinco anos, sempre comprometido e ativo na produção de reflexões, conhecimentos e interlocuções com diferentes parceiros por justiça, direitos, paz. Assim tem sido, em resumo, o percurso do Djanira – Instituto de Pesquisa e Ensino. Digo pequena caminhada porque em perspectiva mais abrangente, meia década é um brevíssimo tempo, no entanto, pela quantidade de ações, tanto internas ou diretas como se verifica pelos vários e diferentes cursos oferecidos, além das muitas atividades desenvolvidas em interlocução com outros parceiros, é uma trajetória profunda, fértil e de resultados muito animadores e inspiradores. Como destaco na experiência que conto neste texto.

Em meados de outubro último aconteceu um encontro internacional da Iniciativa das Américas para a Transformação e Reconciliação (IAPTR), em Lima, Peru. Contando com a participação de representantes de diversos países, como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Uruguai, Venezuela, e pessoas com formação em áreas distintas: educação, direito, saúde, teologia, ciências sociais e mais. Membro ativo desde a origem do IAPTR, o Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino relatou numa plenária do encontro um pouco de seu trabalho nestes anos, salientando algumas ações, como na área de formação para incidência em segurança alimentar e nutricional, Bíblia e direitos humanos, acolhida e direitos a refugiados e migrantes, além de muitos outros temas.

Sobre o IAPTR, ele é formado por organizações não-governamentais, entidades acadêmicas, movimentos sociais e igrejas. O principal foco de sua atuação por meio das entidades associadas é a construção de “paz justa”, em favor de direitos, dignidade, justiça e paz, como evidencia a palavra bíblica carregada de sentido teológico “shalom”, para as populações mais agredidas em sua dignidade humana nas Américas.

Neste sentido o encontro discutiu e aprovou a realização de uma campanha, por cinco anos, visando mobilizar ações estratégicas de reconciliação e transformação com metodologia de acompanhamento e verificação de incidência a partir dos muitos conflitos, injustiças, violação de direitos existentes nas Américas. Cada entidade membro do IAPTR, com sua respectiva expertise, vai contribuir para esse somatório de forças e recursos, visando uma realidade melhor em nosso continente após a campanha. O Dajnira, com sua atuação na área de pesquisa e ensino está animado e mobilizado para essa construção e ação, visando mais justiça, dignidade e paz a partir dos contextos e grupos conflagrados por injustiça em nosso país.

Esta experiência de interlocução internacional do Djanira é um sinal exemplar de sua articulação, local e além, em prol de conjugar saberes, experiências, recursos e esforços em prol de reconciliação, como justiça e paz, a partir de nosso país. Seguimos com fé, esperança, amor e compromisso nessa tarefa coletiva, pois como dizia Paulo Freire, não nos libertamos sozinhos, mas em comunidade. Para uma nova e melhor sociedade. Por isso caminhamos, juntos. Que venham os próximos cinco anos!

Clemir Fernandes, é professor coordenador da área de Ciências da Religião e Teologia do Djanira Instituto.  Sociólogo e doutor  em Sociologia e Teólogo.