Teologia e Louvor: 
O que está por
trás das letras
das canções?

 

 

 Professora 

 

Priscilla dos Reis 

Licenciada em música pela Unirio, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Escola de Pastores e pós-graduada em Educação pela Harvard Graduate School of Education. Mestra em Teologia Histórica pelo Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie, leciona disciplinas de História na Escola Teológica Reformada desde 2005. É membro da Igreja Cristã Carioca, integrante da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e do Coletivo Fé e Política Reflexões além de ser colaboradora do Coletivo de feministas cristãs RUAH, do Projeto Redomas e da Rede Madalenas. Atualmente concentra suas pesquisas nos temas: teologia decolonial, religião e relações de poder, política, cultura e gênero.

 Professora Convidada 

 

Magali Cunha
 

Doutora em Ciências da Comunicação (USP) com estágio e pesquisa de Pós-Doutorado em Comunicação e Política (UFBA). Jornalista, colunista da revista Carta Capital (Coluna Diálogos da Fé), professora e pesquisadora em mídia e religião, membro da Sociedade Internacional Mídia, Religião e Cultura, membro da Associação Cristã para a Comunicação Cristã, membro da Igreja Metodista, colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas.

 

 

 

 Ementa 
 

O curso visa discutir de forma panorâmica o processo de implantação e desenvolvimento do protestantismo no Brasil bem como seu posterior desdobramento denominacional e teológico. Tendo por fio condutor as letras dos louvores cantados congregacionalmente e popularizados nas mídias evangélicas em programas de rádio e televisão, analisaremos algumas construções teológicas predominantes entre as denominações evangélicas nos últimos 60 anos.
 A proposta é compreendermos os pressupostos político ideológicos que atuaram na formulação de novos conceitos teológicos e a forte influência de interesses imperialistas europeus e norte americanos nesse processo. Desta forma, a partir da análise do discurso presente no cancioneiro que molda a estrutura de pensamento de diversas denominações, poderemos compreender de que maneira pode-se incentivar uma cultura de pensamento crítico nas igrejas para que evitemos concepções teológicas distorcidas.

 

 

 Objetivos 

 

Introduzir os alunos e alunas a um breve histórico das denominações evangélicas brasileiras até os tempos atuais, analisar alguns exemplos selecionados de louvores popularizados nos últimos 60 anos que refletem diversas construções teológicas e sistematizar os principais conceitos teológicos propagados pelas letras dos louvores, meio que se presta tanto ao uso devocional quanto ao de entretenimento.

 

 

 Bibliografia Básica 

 

DREHER, Martin N. História do povo de Jesus: uma leitura latino-america. 2 ed. São Leopoldo: Sinodal, 2017.

LIMA, Delcio M. Os demônios descem do Norte. 5 ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1991.

CAMPOS, Leonildo S. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Rio de Janeiro: Vozes;  São Paulo:  Simpósio Editora e Universidade Metodista de São Paulo, 1997.

MENDONÇA, Antonio G. O celeste porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. São Paulo: Editora Aste, 1995.

ZWETSCH, Roberto E. Missão como com-paixão: por uma teologia da missão em perspectiva latino-americana. 2 ed. Rio Grande do Sul: Editora Sinodal, 2007.

 

 

 Certificado 


O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

 
 Valor 
 
R$ 50,00