Incidência Pública:
Advocacy para Ativistas Cristãos

 

 

 Professor 

 

Dr. Flavio Conrado

 

Mestrado e Doutorado em Antropologia pela UFRJ. Integrou a equipe Religião e Paz, da ONG Viva Rio, na promoção e desenvolvimento da Campanha Nacional do Desarmamento e do Referendo sobre Comercialização de Armas de Fogo e Munições (2004-2005). Foi assessor da Rede Inter-Religiosa Latino-Americana de Jovens de Religiões pela Paz, sendo parte central da organização e mobilização da Campanha Global Arms Down! na América Latina (2009-2010). Foi membro da Coordenação Nacional da Rede FALE (2014-2017), e integrou a equipe de Advocacy da Visão Mundial Brasil (2013-2015). Foi membro do Conselho Internacional da organização pacificista internacional Christian Peacemaker Teams (2017). Atualmente é membro do Conselho Internacional de GreenFaith, articulador nacional na Plataforma Intersecções e é secretário executivo da Aliança de Batistas do Brasil. 

 

 Ementa do Curso 

 

O curso visa discutir de forma introdutória o significado e a importância de estratégias de incidência pública ou advocacy como forma efetiva de participação social de cristãos no Brasil contemporâneo. A proposta é seguirmos o percurso que parte da compreensão sobre as dimensões e interfaces que estruturam as relações entre Estado e Sociedade Civil no Brasil e de como uma abordagem de defesa de direitos pode ser efetiva para participação em políticas públicas com enfoque em direitos humanos, a partir da perspectiva da fé e da missão, para em seguida tratarmos do ciclo de planejamento e execução da incidência pública. 

 

 Aula 1 

 

- Estado, sociedade civil e participação social

- Políticas públicas e Direitos Humanos

- Missão Cristã, Fé Pública e o papel do ativismo cristão

 

 Aula 2 

 

- Análises e mapeamentos

- Planejando a Incidência Pública

- Estratégias, Métodos e Táticas

 

 

 Objetivos do Curso 

 

Introduzir os alunos e alunas ao repertório básico dos fundamentos da abordagem da incidência pública, através da sistematização de conceitos principais que estruturam a relação entre a atuação da sociedade civil na construção de políticas públicas com enfoque em direitos humanos, mediada por uma compreensão das motivações e recursos da fé e da missão cristãs.

 

 

 Bibliográfica básica 

 

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 11ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

DAGNINO, Evelina (org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo, Paz e Terra/Unicamp, 2002.

GORDON, Graham. Kit de Ferramentas para a Defesa de Direitos: Compreensão da defesa de direitos. Teddington, Tearfund, 2002.

JELIN, Elizabeth & HERSHBERG, Eric (orgs.) Construindo a democracia: direitos humanos, cidadania e sociedade na América Latina. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Núcleo de Estudos da Violência, 2006.

WIELAND, A., CARRIEL, L. & PÉREZ, R. Manual de Incidência Pública para Ativistas Cristãos que Lutam pela Justiça. Lima: Paz y Esperanza, 2012.

 

 

 

 Certificado 


O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

 
 Valor 
 
R$ 50,00