Hortas escolares e a compatibilidade com o “novo normal”:
aulas ao ar livre, educação ambiental e alimentar,
possibilidades disciplinares, interdisciplinares
e transdisciplinares

 

 Professora  

 

Elizabete Cristina Ribeiro Silva Jardim

 

Graduação: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Especialização em Ciências Ambientais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Especialização em Ensino de Ciências - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado:  Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado: Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Atuação profissional

 

Professora aposentada pela Rede pública da cidade do Rio de Janeiro com duas matrículas no ensino de Ciências. Tendo atuado, também, na rede estadual-RJ, na rede privada, no ensino superior no CEDERJ-ensino à distância e como professora substituta no Instituto de Educação da UFRRJ.

 

 Ementa 

 

I. A agricultura na escola, especificidades e princípios importantes na composição da horta como um equipamento pedagógico e na elaboração das ações educativas para a educação ambiental e para a educação alimentar e nutricional;

II. Horta na escola e possibilidades de aprendizado nas diferentes disciplinas, níveis e modalidades de ensino;

III. Horta na escola e possibilidades de aprendizados interdisciplinares nos diferentes níveis e modalidades de ensino;

IV. Horta na escola e a atitude transdisciplinar.

 

 Objetivo 

 

Espera-se oferecer subsídios para que os participantes sejam capazes de elaborar projetos e/ou
desenvolver ações em hortas escolares utilizando parâmetros pedagógicos afinados com as
demandas contemporâneas.

 

 

 Referências 

 

SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro. Agricultura urbana como instrumento para a educação ambiental e para a educação em saúde: decodificando o protagonismo da escola.  2010. 243p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Núcleo de Tecnologia Educacional em Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:  <http://objdig.ufrj.br/55/dissert/ElizabeteCristinaRibeiroSilva.pdf >

 

SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro; FONSECA, Alexandre Brasil. Hortas em escolas urbanas, Complexidade e Transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 35-54, 2012. Disponível em:  https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4207.

 

SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro. Hortas escolares urbanas agroecológicas: preparando o terreno para a Educação em ciências e para a educação em saúde. 2015. 245f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3402957 

 

SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro; FONSECA, Alexandre Brasil; PEREIRA, Fernanda Escolhas para as práticas pedagógicas e contribuições para a transdisciplinaridade. In:  LIMA, Maria Socorro Lucena; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; SALES, José Albio Moreira de; FARIAS, Isabel Maria Sabino de (Org.).

 

Didática e prática de ensino na relação com a escola.
Fortaleza: EdUECE, 2015. 245 p. ISBN: 978-85-7826-296-9. Disponível em:

http://200.129.22.236/endipe2014/index.php/2015-02-26-14-09-14 ou  http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/248-%20ESCOLHAS%20PARA%20AS%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GICAS%20E%20CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES%20PARA%20A%20TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf
 

SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro; FONSECA, Alexandre Brasil; PEREIRA, Fernanda; REIS, Ernani Jardim. Hortas escolares: possibilidades de anunciar e denunciar invisibilidades nas práticas educativas sobre alimentação e saúde.

Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaISSN-e 1982-5153, Vol. 8, Nº. 1, 2015, p. 265-288. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/revista/25671/A/2015

 

 Certificado 


O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

 

 Valor 

 

R$ 50,00