História do Calvinismo 
Para compreender o Novo Rosto
do Calvinismo no Brasil

 

 

 Professores 

 

 

Dr. Ricardo Quadros Gouvêa e Dr. Lyndon de Araújo 

Ricardo Quadros Gouvêa

 

Ricardo Quadros Gouvêa é ministro da Igreja Reformada na América (Reformed Church in America, RCA) e professor adjunto e pesquisador visitante no Programa de Estudos de Religião na Universidade de Waterloo, ON, Canadá (St Paul’s University College at the University of Waterloo). Foi ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) até 2016. Pastoreou várias igrejas no Brasil desde 1992 até 2014. Desde então passou a pastorear igrejas no Canadá: a New Alliance Christian Church of Mississauga (renomeada New Hope Reformed Church em 2018) até 2019. Também simultaneamente pastoreou a Countryside Reformed Church em North Dumfries (2015-2019, na Província de Ontario. Foi presidente do Sínodo Regional do Canadá (Regional Synod of Canada, RSC-RCA) que é concílio máximo da RCA no Canadá. Foi professor em tempo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Completou seu pós-doutorado em epistemologia e ciência cognitiva da religião na Universidade de Waterloo em 2014. É doutor em Estudos Históricos e Teológicos pelo Westminster Theological Seminary, em Glenside na Pennsylvania, título convalidado pela PUC-RJ. Possui mestrado em teologia sistemática pela mesma instituição, e pós-graduação em missiologia pelo Centro Evangélico de Missões (CEM) de Viçosa. É licenciado em letras pela Fundação do Ensino Superior de Olinda (FUNESO). É professor de filosofia e história das religiões e mitologias, bem como de epistemologia das ciências humanas e sociais, na pós-graduação, e leciona teologia sistemática e teologia histórica na graduação. Já foi professor do programa de pós-graduação em ciência da religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF; 2003-2005). Foi professor visitante de diversas escolas de teologia no Brasil (Unida do ES, Fathel do MS, SPN, SPS, JMC, FLAM, Servo de Cristo, entre outras). É membro-fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard, e de várias outras sociedades acadêmicas internacionais. Foi pesquisador da CAPES e do Núcleo de Estudos sobre Valores do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCSA-UPM). Tem vários artigos publicados em periódicos acadêmicos, revistas e jornais, bem como contribuições com capítulos de livros no Brasil e no exterior, e oito livros: Paixão pelo Paradoxo: Uma Introdução aos Estudos de Kierkegaard e Sua Concepção da Fé Cristã (Ed. Novo Século, 2000; 2ª edição pela Fonte Editorial, 2006) e A Palavra e o Silêncio: Kierkegaard e a Dialética entre a Razão e a Fé em Temor e Tremor (Ed. Custom, 2002; 2ª ed. Fonte, 2009), A Piedade Pervertida: Um Manifesto Anti-Fundamentalista em nome de uma Teologia de Transformação (Ed. Grapho, 2006; 2ª ed. Fonte 2010), Falando da Igreja (Fonte, 2010), O Anticristo na Bíblia e na História (Fonte, 2011), O Lado B(om) do Calvinismo (2013), Esboços de Teologia Filosófica: Esforços para um Desnudamento (Fonte, 2014) e Missão Integral: A Última Missão (Editora Garimpo, 2015).

 

Lyndon de Araújo

 

Professor Doutor do Departamento de História da UFMA ) e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA. Coordenador nacional do GT-História das Religiões e Religiosidades da ANPUH. Coordenador do REHCULT - Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura Material. É pastor da Igreja Evangélica Congregacional de São Luís-MA há 23 anos. Presidente da FTL-Brasil Fraternidade Teológica Latino-americana (2008 a 2012). Membro da Rede Miqueias-Brasil. Acadêmica: Presidente da ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões (2006 a 2012). 

 

 

 Sobre o curso com a palavra dos professores 

 

“O Calvinismo é uma rica e dinâmica corrente teológica do Cristianismo reformado. Neste curso, refletirmos sobre sua história e sua atual configuração. Esperamos construir um espaço de aprendizado, de verdade e de diálogo juntos  em prol do Reino de Deus hoje.”

Prof Dr Lyndon Araujo

 

“O calvinismo não é monolítico no tempo e no espaço. É importante entender as dinâmicas internas e os conflitos entre forças progressistas e reacionárias dentro da tradição.”

Ricardo Quadros Gouvêa

 

 

 Ementa do Curso 

 

 

Este curso oferece uma introdução ao estudo acadêmico e científico do calvinismo em sua diversidade histórica e geográfica. O curso aborda o tema do calvinismo como fenômeno humano e histórico, e como um movimento teológico e eclesiástico. A diversidade da tradição é identificada e valorizada, as distinções apontadas e analisadas a partir de uma análise filosófica, sociológica e psicológica. O curse adota uma estrutura cronológica, de João Calvino aos nossos dias, enfatizando as principais metamorfoses do calvinismo através dos séculos.

 

 

 Descrição Provisória dos Encontros 


9 de março de 2021 – 18 horas
Primeiro Encontro – As Origens do Calvinismo no Contexto da Reforma Protestante


11 de março de 2021 – 18 horas
Segundo Encontro – Do Calvinismo Original ao Puritanismo: Primeiras Metamorfoses


16 de março de 2021 – 18 horas
Terceiro Encontro – O Neo-Calvinismo Holandês e Seus Desdobramentos


18 de março de 2021 – 18 horas
Quarto Encontro – O Calvinismo de Karl Barth e da Teologia Dialética


 23 de março de 2021 – 18 horas
Quinto Encontro – Calvinismo, Fundamentalismo e Reconstrucionismo 


25 de março de 2021 – 18 horas
Sexto Encontro – Outro Calvinismo é Possível: Novos Rumos no Brasil e no Mundo

 


 Objetivos do Curso 


Ao final do curso, os alunos conhecerão a história das diferentes escolas e fases presentes na tradição calvinista, e poderão entender melhor e discernir movimentos e autores contemporâneos. A natureza plural da tradição ficará clara, bem como as opções que muitas vezes permanecem ocultas.

 

 

 

 Bibliográfica básica 

 

 

(I)    Calvinismo

Bainton, Roland H. The Reformation of the Sixteenth Century. Boston, MA: Beacon Press, 1952.
Bieler, André. El Humanismo Social de Calvino. Buenos Aires, Argentina: Editorial Escaton, 1973.
Calvin, John. Institutes of the Christian Religion. Translation by Ford Lewis Battles, edited by John T. McNeill. Philadelphia, PA: Westminster Press, 1960.
____ Institutes of the Christian Religion. Translation by Henry Beveridge. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1979.
____ As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. Tradução de Waldyr Carvalho Luz. Casa Editora Presbiteriana, São Paulo, SP, 1985ss.
____ Institución de la religión cristiana. Tradução de Cipriano de Valera. Fundación Editorial de Literatura Reformada, Rijswijk, Holanda, 1968 (1ª edição - 1859).
_____ Selected Works of John Calvin: Tracts and Letters. Edited and translated by Henry Beveridge. Grand Rapids, MI: Baker, 1983. 
Cunningham, William. The Reformers and the Theology of the Reformation. Edinburgh, UK,1866.
Ferreira, Wilson de Castro. Calvino: Vida, Influência e Teologia. Campinas, SP: Luz Para o Caminho, 1986.
Gouvêa, Ricardo Quadros. “Calvinistas Também Pensam: Uma Introdução à Filosofia Reformada” em Fides Reformata I:1 (janeiro-junho de 1996): 48-59.
__________. “A Importância de João Calvino na Teologia e no Pensamento Cristão” in: Estudos da Reforma, Editora Mackenzie, 2003. 
__________. O Lado B(om) do Calvinisno. Fonte Editorial, 2013.
Hillerbrand, Hans J., ed. The Protestant Reformation. (Documentary History of Western Civilization). New York, NY: Harper & Row, 1968: pp. 153-239.
Kuyper, Abraham. Lectures on Calvinism. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1983.
Leith, John H. Introduction to the Reformed Tradition. Atlanta, GA: John Knox, 1977.
McGrath, Alister E.; Reformation Thought. London, UK: Blackwell, 1993.
McNeill, John T. The History and Character of Calvinism. New York, NY: Oxford, 1954 
Meeter, H. Henry. The Basic Ideas of Calvinism. Grand Rapids, MI: Baker, 1990.
Mehl, Roger. Catholic Ethics and Protestant Ethics. Philadelphia, PA: Westminster, 1971.
Merle D’Aubigné, J. H. História da Reforma do Décimo-Sexto Século. Trad. João Carvalho. São Paulo, SP: CEP, sem data.
Neuser, Wilhelm H. Calvinus Sacrae Scripturae Professor: Calvin as Confessor of Holy Scripture. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1994.
Osterhaven, M. Eugene. The Spirit of the Reformed Tradition. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1971.
Parker, T. H. L. John Calvin. London, UK: Lion Publishing, 1975.
____ Portrait of Calvin. London, UK: SCM Press, 1940.
Partee, Charles. “Calvin’s Central Dogma, Again.” The Sixteenth Century Journal 18 (1987): 191-99.
Reid, W. Stanford, ed. John Calvin: His Influence in the Western World. Grand Rapids, MI: Zondervan, 1982.
Spitz, Lewis W. The Renaissance and Reformation Movements. Chicago, IL: Rand McNally, 1971.
Van Halsema, Thea B. João Calvino Era Assim. Trad. Jaime Wright. São Paulo, SP: Ed. Vida Evangélica, 1968.
Wakefield, Gordon S. “John Calvin” e “Calvinist Spirituality” em The Westminster Dictionary of Christian Spirituality, edited by Gordon S Wakefield. Philadelphia, PA: Westminster Press, 1983.

(II)    Filosofia Reformacional e Neo-Calvinismo

Bavinck, Herman. The Philosophy of Revelation. Grand Rapids, MI: Baker, 1979.
Biéler, André. El Humanismo Social de Calvino. Buenos Aires, Argentina: Editorial Escaton, 1973.
_____. O Pensamento Econômico e Social de Calvino. CEP, São Paulo, 1990.
Brümmer, Vincent. Transcendental Criticism and Christian Philosophy: A Presentation and Evaluation of Herman Dooyeweerd’s Philosophy of the Cosmonomic Idea. Franeker, The Netherlands: T. Wever, 1961.
Clark, Kelly J. “Plantinga vs. Oliphint: And the Winner Is . . .” Calvin Theological Journal 33, 1998, pp. 160-169.
Cunningham, William. The Reformers and the Theology of the Reformation. Edinburgh, UK,1866.
Diepenhorst, Isaäc Arend. Historisch-Critische Bijdrage tot de Leer van den Christelijken Staat. Amsterdam, The Netherlands: N. V. Noord, 1943.
Dooyeweerd, Herman. A Christian Theory of Social Institutions. La Jolla, CA: The Herman Dooyeweerd Foundation, 1986.
______. A New Critique of Theoretical Thought. Philadelphia, PA: Presbyterian and Reformed, 1953.
______. The Christian Idea of the State. Nutley, NJ: Craig Press, 1975.
______. In the Twilight of Western Thought. Nutley, NJ: Craig, 1972.
______. Roots of Western Culture. Toronto, Canda: Wedge, 1979.
______. The Secularization of Science. Memphis, TN: Christian Studies Center, 1954.
______. Grenzen van het theoretisch denken. Baarn, The Netherlands: Ambo, 1967.
Douma, J. Another Look at Dooyeweerd. Winnipeg, Canada: Premier, sem data.
Duffield, G. E., ed. John Calvin: A Collection of Essays. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1966.
Engel, Mary Potter. John Calvin’s Perspectival Anthropology. Atlanta, GA: Scholars Press, 1988.
Ferreira, Franklin. “Abraham Kuyper” Visão Missionária, 3T98.
Ferreira, Wilson de Castro. Calvino: Vida, Influência e Teologia. Campinas, SP: Luz Para o Caminho, 1986.
Frame, John M. Cornelius Van Til: An Analysis of His Thought. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1995.
Frame, John & Coppes, Leonard. The Amsterdam Philosophy: A Preliminary Critique. Phillipsburg, NJ: Harmony Press, 1972.
Freeman, David Hugh. Recent Studies in Philosophy and Theology. Philadelphia, PA: Presbyterian and Reformed, 1962.
Geehan, E. R., ed. Jerusalem and Athens: Critical Discussions on the Philosophy and Apologetics of Cornelius Van Til. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1980.
Gouvêa, Ricardo Quadros. “Calvinistas Também Pensam: Uma Introdução à Filosofia Reformada” em Fides Reformata I:1 (janeiro-junho de 1996): 48-59.
__________. A Piedade Pervertida: Um Manifesto Anti-Fundamentalista em nome de uma Teologia de Transformação (Ed. Grapho, 2006; 2ª ed. Fonte 2010)
__________. Esboços de Teologia Filosófica: Esforços para um Desnudamento (Fonte, 2014)
Holl, Karl. The Cultural Significance of the Reformation. New York, NY: Meridian Books , 1959.
Anônimo. Bibliografia do Dr. R. Hooykaas. Via Prof. Francisco Leonardo.
Kalsbeek, L. Contours of a Christian Philosophy. Toronto, Canada: Wedge, 1975.
Knudsen, Robert D. “Dooyeweerd’s Philosophical Method”. WTS Library. 
______. The Encounter of Christianity with Secular Science: Sociology. Memphis, TN: Christian Studies Center, 1981.
______. “The Idea of Christian Scientific Endeavor in the Thought of Herman Dooyeweerd” in Journal of the American Scientific Affiliation, VI:2 (June, 1954), pp. 8-12.
Kok, John. Vollenhoven: The Early Development. Sioux Center, IA: Dordt College Press, 1992.
Kraay, John, ed. Hearing and Doing: Philosophical Essays Dedicated to H. Evan Runner. Toronto, Canada: Wedge, 1979.
Kuyper, Abraham. Encyclopedia of Sacred Theology: Its Principles. New York, NY: Charles Scribner’s Sons, 1898. 
_____. Lectures on Calvinsm. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1931.
Langley, McKendree R. The Practice of Political Spirituality. Jordan Station, Canada: Paideia, 1984.
Leith, John H. Introduction to the Reformed Tradition. Atlanta, GA: John Knox, 1977.
McGrath, Alister E. The Intellectual Origins of the European Reformation. Oxford, UK: Blackwell, 1987.
_____. Reformation Thought. London, UK: Blackwell, 1993.
C. T. McIntire. The Legacy of Herman Dooyeweerd. New York, NY: University Press of America.
McNeill, John T. The History and Character of Calvinism. New York, NY: Oxford, 1954 
Meeter, H. Henry. The Basic Ideas of Calvinism. Grand Rapids, MI: Baker, 1990.
Mehl, Roger. Catholic Ethics and Protestant Ethics. Philadelphia, PA: Westminster, 1971.
Miller, J. Graham. Calvin’s Wisdom. Edinburgh, UK: The Banner of Truth, 1992.
Nash, Ronald. Dooyeweerd and the Amsterdam Philosophy. Grand Rapids, MI: Zondervan, 1962
Neuser, Wilhelm H. Calvinus Sacrae Scripturae Professor: Calvin as Confessor of Holy Scripture. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1994.
Oliphint, Scott. Cornelius Van Til and the Reformation of Christian Apologetics. Scarsdale, NY: Westminster Discount Book Service.
Osterhaven, M. Eugene. The Spirit of the Reformed Tradition. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1971.
Parker, T. H. L. John Calvin. London, UK: Lion Publishing, 1975.
____ Portrait of Calvin. London, UK: SCM Press, 1940.
Partee, Charles. “Calvin’s Central Dogma, Again.” The Sixteenth Century Journal 18 (1987): 191-99.
Plantinga, Alvin. Does God Have a Nature? Milwaukee, WI: Marquette University Press, 1980.
_____. God and Other Minds. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1967.
_____. The Nature of Necessity. Oxford, UK: Clarendon, 1974.
_____. The Ontological Argument. Garden City, NY: Doubleday, 1965.
_____. Warrant and Proper Function. New York, NY: Oxford University Press, 1993.
Plantinga, Alvin & Wolterstorff, Nicholas, eds. Faith and Rationality. Notre Dame, IN: University of Notre Dame, 1983.
Reid, W. Stanford, ed. John Calvin: His Influence in the Western World. Grand Rapids, MI: Zondervan, 1982.
Rushdoony, Rousas John. Bread Upon the Waters. Fairfax, VA: Thoburn Press, 1974.
________. By What Standard?: An Analysis of the Philosophy of Cornelius Van Til. Tyler, TX: Thoburn Press, 1983.
________. The Institutes of Biblical Law. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1977.
________. Van Til. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1979.
Seerveld, Calvin. Rainbows for the Fallen World. Toronto, Canada: Tuppence Press, 1980.
Skillen, James. “Herman Dooyeweerd’s Contribution to the Philosophy of the Social Sciences”. Journal of the American Scientific Affiliation (March, 1979). 
Spier, J. M. What is Calvinistis Philosophy? Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1953.
Spitz, Lewis W. The Renaissance and Reformation Movements. Chicago, IL: Rand McNally, 1971.
Stoker, H. G. “The Possibility of a Calvinistic Philosophy”. The Evangelical Quarterly, 7 (1935), pp. 17-23.
Van Halsema, Thea B. João Calvino Era Assim. Trad. Jaime Wright. São Paulo, SP: Ed. Vida Evangélica, 1968.
Van Til, Cornelius. A Christian Theory of Knowledge. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1969.
_____. A Survey of Christian Epistemology. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1980.
_____. “Bavinck the Theologian”. Westminster Theological Journal, XXIV: 1 (Nov., 1961).
_____. Christianity and Idealism. Philadelphia, PA: Presbyterian and Reformed, 1955.
_____. Christianity in Conflict. Ed. Steve Vanderhill. Glenside, PA: Westminster Campus Bookstore, 1995. 
_____. Christian Theistic Ethics. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1980.
_____. Christian Theistic Evidences. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1978.
_____. The Defense of the Faith. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed, 1955.
_____. Paul at Athens. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed.
_____. “Prof. Vollenhoven’s Significance for Reformed Apologetics”. Wetenschappelijke bijdragen door leerlingen van Dr. D. H. Th. Vollenhoven. Eds. S. U. Zuidema and K. J. Popma. Franeker, The Netherlands: T. Wever, 1951, pp. 78-81.
Van der Walt, B. J. Anatomy of Reformation. Potchefstroom, Transvaal, South Africa: Potchefstroom University for Christian Higher Education, 1981.
Vollenhoven, D. H. Th. “The Significance of Calvinism for the Reformation of Philosophy”. The Evangelical Quarterly, III (1931), pp. 387-403.
Wakefield, Gordon S. “John Calvin” e “Calvinist Spirituality” em The Westminster Dictionary of Christian Spirituality, edited by Gordon S Wakefield. Philadelphia, PA: Westminster Press, 1983.
Walsh, Brian & Chaplin, Jon. Dooyeweerd’s Contribution to a Christian Philosophical Paradigm. Toronto, Canada: The Association for the Advancement of Christian Scholarship.
White, Jr., William. Van Til: Defender of the Faith. Nashville, TN: Th. Nelson, 1979.
Wolfe, Samuel T. A Key to Dooyeweerd. Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed, 1978.
Young, William. “Herman Dooyeweerd”. Creative Minds in Contemporary Theology, ed. Philip E. Hughes. Grand Rapids, MI: Eerrdmans, 1966.
_____. “The Nature of Man in the Amsterdam Philosophy”. Westminster Theological Journal, XXII (Nov. 1959 – May 1960), 1-12.
Zuidervaart, Lambert & Luttikhuizen, Henry, eds. Pledges of Jubilee: Essays on the Arts and Culture in Honor of Calvin G. Seerveld. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1995.

 

 

 

 

 

 Certificado 


O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

 
 Valor 
 

Estudante de graduação R$ 40,00
 

Estudante de pós graduação R$ 90,00
 

Profissional R$ 120,00
 

Dúvidas sobre a matrícula nos WhatsApps (21) 995128978 (21) 999691616