FALE CONOSCO: (21) 999691616

separador-header.png
Logo_DjaniraRC.png
banner_especialnatal2021 (1).png

Dezembro, um mês de celebrações!

 

O ano de 2021 foi extremamente complexo. Poucos recursos destinados à educação e a pesquisa no Brasil influenciaram destinos de Instituições  e as significativas restrições de recursos não colaboraram com o avanço da Ciência e da Tecnologia e muito menos com o ensino de Ciências. Os desafios foram também percebidos por tantos tensionamentos sociais, políticos e econômicos no nosso país, intensificados pelo cenário da pandemia e de suas consequências, mas não podemos esquecer dos momentos que nutriram nossas forças para seguir. 

 

Seguir fazendo o bem, seguir apoiando quem precisa, seguir emanando amor por meio das nossas ações manifestando um esperançar vivo e pleno comprometido na construção de realidades mais justas e equânimes. E nós do Instituto Djanira encontramos muitos motivos para celebrar os encontros e as experiências compartilhadas ao longo de 2021. Nossa gratidão é coletiva por cada integrante da nossa equipe de trabalho que atua de maneira comprometida na realização de cada curso, live, atualização nas redes sociais. 

 

Acreditamos na educação como ferramenta de transformação do mundo! Acreditamos na ciência cidadã na formação humana! É por isso que nos empenhamos tanto em pesquisar em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em diálogo com as Ciências Sociais e a Teologia e ainda por oportunizar a elaboração de cursos livres diversos, plurais com base científica e informações de qualidade! Somos gratos a cada professor e professora convidadas para a realização dos cursos livres neste ano. A parceria com cada expert nas temáticas abordadas pelo instituto criaram pontes e espaços de aprendizagens inspiradores. Que possamos fortalecer os vínculos estabelecidos e criar novos, ampliando ainda mais nosso leque de formações.

 

Acreditamos que a sala de aula é um lugar de partilha onde todos ensinam e aprendem pelo diálogo democrático! Estamos radiantes com o desenvolvimento da Formação em Segurança Alimentar e Nutricional que estamos realizando com representantes dos comitês locais do Movimento Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e pela Vida. Uma trajetória de quinze encontros que nos possibilita mergulhar no conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), considerando sua dimensão intersetorial para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Todas as experiências de diferentes partes do Brasil vêm sendo compartilhadas numa rede online de cidadania e colaboração. Uma experiência maravilhosa que marca a história do Djanira junto às estratégias educacionais de combate à fome no país fortalecendo homens e mulheres que trabalham diariamente em ações de advocacy e acesso ao direito à alimentação adequada e saudável às famílias extremamente pobres.

 

Dezembro é o mês reflexivo em que avaliamos nossas ações e projetamos nossos próximos passos para o ano seguinte. Também é neste mês que celebramos o aniversário do Djanira Instituto de Ensino e Pesquisa! Completamos quatro anos que nosso instituto está na rua com o propósito de gerar inovação científica e de ensino ao articular novas abordagens epistêmicas para o combate à Fome e ao Racismo e suas relações com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Ciências Sociais e Teologias Contemporâneas na construção de um ambiente científico fraterno e plural, contribuindo na formação holística de pessoas no país. Desejamos fazer parte da onda transformadora que não odeia e nem marginaliza o pobre, mas o acolhe e respeita como um sujeito de direito. Nossos passos nos permitem celebrar todas as boas aventuras que fizeram parte de 2021.

 

Desejamos a todos e todas boas festas com seus familiares. Que os sentidos de nascimento e redenção do Natal inundam nossas vidas para o porvir. Faça parte dessa rede do bem para um amplo abraço e acolhimento nesse final de ano.

 

Um forte abraço!

Nos vemos em 2022!

Equipe Djanira