Direito e a Teologia da Criança

 

 Professores 

 

Luciana Falcão

 

Coordenadora do Projeto Calçada, uma iniciativa da Lifewords Conselheira de RENAS Rio. Pastora auxiliar da Primeira Igreja Batista das Palmeiras, em São Gonçalo, RJ. Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista de Niterói,  curso convalidado no  Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Estudante de Serviço Social (UNIRIO – Universidade Federal e Estadual do Rio de Janeiro).

 

Paulo Roberto Araújo

 

Engenheiro Florestal, Especialização em Conservação e Manejo de Solos (UFRPE)  Missiologia e Ministério Transcultural no CEM - MG. Trabalhou com projetos de urbanização de favelas em Recife. Viveu por 15 anos em uma cidade na periferia de Curitiba onde trabalhou com desenvolvimento comunitário transformacional e estruturou uma igreja na comunidade. É pastor associado ao Movimento Vineyard e Diretor Nacional da organização diaconal  Missão Aliança para o Brasil - The Norwegian Mission Alliance. Professor de Missão e Desenvolvimento Comunitário no CEM.

 

Silvana Bezerra Guimarães

 

Possui graduação em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas (1995) Mestrado em Educação (Filosofia da Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET

 

 

 

 Ementa do Curso 

 

O curso é uma introdução ao Direito da Criança e do Adolescente à luz do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), da Bíblia e outros documentos legais. Apresentará um breve histórico da proteção da criança no ocidente, dialogando sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente garantidos no ECA e respaldados pela Teologia. 

 

 Objetivos do Curso 

 

Espera-se que os participantes:


a. Conheçam o árduo caminho da proteção de criança no ocidente até o ECA.
b.  Tenham um melhor conhecimento do ECA e sua importância na garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
c. Refletir sobre o cuidado de Deus com crianças e adolescentes.

d. Compreenderem a coerência entre o ECA e a Teologia na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescentes.
e. Tornem-se promotores de uma educação não violenta, protetora e que incentive a participação de crianças e adolescentes em suas famílias, espaços religiosos e sociedade.
 

 

 

 Bibliográfica básica  


BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2015.

BRASIL. ECA2019digital.pdf. .Lei 8069/90. Dispoe do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras providências. Brasília. 2019 Disponível em:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/maio/governo-federal-lanca-nova-edicao-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca/ECA2019digital.pdf Acesso em 6 de out. 2020.


ISHIDA, V.K, Estatuto da Criança e do Adolescente: Doutrina e Jurisprudência. 20. Ed. Ver.ampl. e atual. Salvador: JusPODIVM.2019. 928 p. 

 

MARINHEIRO, M.L.A.; ROCHA, R.A.N.; WUTZKI, T.M. Oficina do ECA :Estatuto da Criança e do Adolescente. Campinas: Editora Batista Independente, 2013. 50 p.

 

 

 

 

 

 Certificado 


O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

 

 
 Valor 
 
R$ 50,00