banner_dialogo_inter_religioso.png
SOBRE ESSE CURSO
______________________

 

Professor Ms. Chrystiano Ferraz

 

 

 

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (ingresso 2018). Missionário voluntário na Dinamarca e Grécia (Atletas de Cristo), pastor batista e atualmente é, professor de Filosofia, Sociologia e capelão da Recreio Christian School. 

 

 

 

Ementa do Curso

 

Análise das relações entre o Cristianismo e as outras grandes tradições religiosas, as principais abordagens teológicas sobre o tema e a necessidade do Diálogo Inter-religioso para o vínculo da Paz, do bem comum, da construção de relações harmoniosas, para a salvaguarda da Criação e a ampliação da captação humana dos mistérios divinos. Temas: A nova situação social de pluralismo religioso; As contribuições das outras tradições religiosas para a formação do Cristianismo; O pluralismo religioso na Bíblia; Os três principais paradigmas inter-religiosos; Exclusivismo, Inclusivismo e Pluralismo; O Exclusivismo católico; O Exclusivismo protestante;
O paradigma Inclusivista e seus principais defensores; O paradigma pluralista e seus principais defensores;
A problemática atual das relações inter-religiosas nos contextos nacionais e no mundo. 

 

 

 

 

Objetivos do Curso

 

Este curso, através da reflexão teológica, tem por objetivo preparar os alunos para uma realidade já existente: a vida numa sociedade plural, onde religiosos de todas as confissões e não religiosos compartilham os mesmos espaços (sejam físicos ou virtuais) e precisam conviver harmoniosamente com suas diferenças. O Diálogo Inter-religioso na sociedade atual é ao mesmo tempo uma necessidade e um desafio, agora, não apenas para líderes e instituições religiosas, mas também para o cidadão comum, envolto em uma realidade plurirreligiosa e multicultural. 

 

 

 

 

Bibliográfica básica

 

AMALADOSS, Michael. Pela Estrada da Vida: prática do Diálogo Inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 1995. 

BÍBLIA, Língua Portuguesa. Bíblia Sagrada. [Traduzida por João Ferreira de Almeida]. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009. 1664 páginas. 

FRANCISCO, PP. Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015. 

KNITTER. Paul F. Introdução às teologias das religiões. São Paulo: Paulinas, 2008. 398p 

KUNG, Hans. Religiões no mundo em busca de pontos comuns. Campinas: Verus, 2004. 283 p. 

PONTIFÍCIO Conselho para o Diálogo Inter-religioso. O Testemunho Cristão em um Mundo Multi-Religioso: Recomendações de Conduta. 2011. 

QUEIRUGA, Andrés Torres. Autocompreensão cristã: Diálogo das Religiões. [Tradução José Afonso Beraldin da Silva]. São Paulo: Editora Paulus, 2007. 213 páginas. 

TEIXEIRA, Faustino. Teologia e Pluralismo Religioso. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2012, 192p. 

TEIXEIRA, Faustino. Teologia das religiões – uma visão panorâmica. São Paulo: Paulinas, 1995. 

VIGIL, José Maria. Teologia do Pluralismo Religioso: para uma releitura pluralista do cristianismo. [Tradução Maria Paula Rodrigues]. São Paulo: Paulus, 2006. 469 p. 

 

 

 

Avaliação

 

Como avaliação será realizado um seminário, tendo como conteúdo as três principais abordagens paradigmáticas da Teologia diante do desafio do Diálogo Inter-religioso na atualidade. 

 

 

 

 

Certificado


O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

 

Valor

 

R$ 30,00