______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ementa
O conflito é uma dimensão básica da condição e vida humana, sendo apontado por alguns estudiosos como sendo um fator elementar de sociabilidade e formação de grupos. Sendo parte constitutiva da dinâmica de grupos, o conflito, quando manejado de forma proativa e com uma perspectiva transformadora e restauradora, pode gerar energia construtiva dentro do grupo, com resultados potencialmente positivos para o trabalho dentro de empresas, organizações, coletivos, movimentos.
Esse curso tem como objetivo realizar uma aproximação inicial – e coletiva – às múltiplas interfaces teóricas, metodológicas e práticas aos processos de mediações de conflitos e facilitação de grupos. Buscaremos, através de diversas metodologias de ensino-aprendizagem, desenhar e compreender as diversas facetas que a mediação de conflitos pode trazer, sempre buscando a relevância das discussões para o contexto atual e aplicação pessoal dos(as) participantes do curso. Entre os temas a serem cobertos pelas aulas estão:
Durante as aulas haverá atividades em grupos, que serão divididos por temas a serem definidos em conjunto com os(as) participantes do curso – aproveitando esses espaços para explorar diferentes ferramentas de diálogo e conversação. Buscaremos sempre fundamentar as conversas em princípios e valores que orientam nossa reflexão e ação, e tentaremos, sempre que possível, focar nas emoções, sentimentos e vivências dos(as) participantes.
Objetivo do Curso
Oferecer aos participantes contato inicial com conceitos-chave; montar (de forma coletiva) uma bibliografia básica de recursos de apoio; introduzir algumas escolas e vertentes teórico-metodológicas para a prática de facilitação de grupos e mediação de conflitos; aproximar-se de algumas técnicas simples de diálogo que permitam a utilização do conteúdo e da vivência das aulas para situações do cotidiano dos(as) participantes, assim como sua aplicação nas diversas áreas de atuação e engajamento dos(as) participantes. Sobretudo, espera-se que a curso seja uma experiência coletiva onde possam todos vivenciar processos de escuta e aprendizagem, e da qual saiamos todos(as) com nossas ferramentas e habilidades de diálogo/mediações mais ‘afiadas’, refinadas...
Bibliografia básica
Professores | Fabiana Alves Pereira e Patrick Timmer
Fabiana Pereira é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UNICAMP), estudante do último ano de pedagogia (UNIVESP).
Já fez pesquisas acadêmicas na área de etnologia indígena. Adora acompanhar de perto o desenvolvimento das pessoas e de uma comunidade, por isso, tem atuado como facilitadora nas áreas cidadania, justiça, educação e teologia em diversos espaços.
Atua como professora de sociologia e assessora em uma missão estudantil. Presbiteriana, apaixonada por café e caminhadas
ao ar livre.
Patrick Timmer, 34 anos, evangélico de confissão luterana, de Curitiba/PR. Graduado em Ciências Sociais (sociologia e ciência política). Foi assessor da Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Atua com assessoria a projetos e organizações, com foco no desenvolvimento humano. Membro da Rede Fale desde 2005. Gosta de caminhar, conversar e ler.
Valores
Estudantes de graduação: R$40,00
Estudantes de pós-graduação: R$120,00
Pastores e líderes profissionais: R$180,00