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Como compreender o grau de processamento dos alimentos a partir das discussões sobre comida, sociedade e cultura? Este curso convida os participantes a caminharem um percurso teórico partindo das ciências sociais para a compreensão dos lugares ocupados e das contribuições da classificação NOVA no entendimento e nas práticas de pesquisa, assistência e gestão do campo da alimentação e nutrição.

 

Serão muito bem-vindos gestores, trabalhadores, pesquisadores (graduandos e pós-graduandos), conselheiros.

 

 

O curso será dividido em três módulos e temas correlatos:

 

 Módulo 1 

Diferentes olhares e
significados sobre a comida
e o comer: alimentação, sociedade e cultura. 

 

1. Alimento e comida: algumas diferenciações conceituais;

 

2. Comida, história, sociedade e cultura: menus, comida como status
e diferenciação social, comida como identidade, narrativas sobre o comer saudável, nutricionismo, dietas
da moda;

 

3. Comida e globalização:
comida como mercadoria e
comida e colonialidade;

 

4. Sistemas agroalimentares e
a transformação da comida
em produto;

 

5. O que os produtos ultraprocessados têm a ver com a fome? A formação do sietema agroalimentar e da indústria de alimentos e a sua relação com
a fome. 

 

 Módulo 2 

O caroço sem angú: apectos epidemiológicos, alimentares e nutricionais dos ultraprocessados

 

1. Iconografias do comer: ideias fora do lugar;

 

2. A transição dos industrializados para os ultraprocessaods: a construção da classificação NOVA; 

 

3. Alimentos de proteção x alimentos de risco: ressignificação a partir da classificação NOVA; 

 

4. Da terra contaminada ao hospital: outros riscos do comer para além
do processamento (agrotóxicos
e transgênicos); 

 

5. Alimentos ultraprocessados, desigualdades e mudanças climáticas;

 

6. O apelo à escolha racional: propaganda e Big Food; 

 

7. O comer plataformizados: onde Big Food e Big Tech se encontram; 

 

8. Comer para evitar o fim do mundo: as possíveis bússolas dos caminhos
e destinos das escolhas alimentares (ativismos alimentares, agroecologia
e SASS). 

 

 Módulo 3 

Desfazendo nós e tecendo um novo futuro: ações diversas para uma contemporaneidade alimentar mais saudável

 

1. Desvelando lobos em pele de cordeiro: como pesquisadores podem lidar com conflitos de interesse em sua pesquisa em alimentação e nutrição, como gestores podem lidar com conflitos de interesse nas políticas públicas? Como informar consumidores e usuários de políticas públicas sobre conflitos de interesse?

 

 

2. Reconstruindo caminhos do comer nas políticas públicas: como a classificação NOVA se connectou no debate sobre a alimentação adequada e saudável e nas políticas públicas? Como envolver o grau de processamento na educação alimentar e nutricional? Como promover políticas públicas saudáveis utilizando a classificação NOVA? 

 

Professores

 
Profª Drª Vanessa Daufenback Ramos
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Graduada em Ciências Sociais pela UNESP e em Nutrição pela PUCPR. Mestre em Sociologia pela UNESP. 

Estágio de pesquisa nível de graduação na Ryerson University (Toronto- CAN) sobre Educação em Saúde (2014), através do programa CAPES-MITACS. 

Integrante da pesquisa temática "Necessidades alimentares especiais no ambiente escolar: o binômio Nutrição e Bioética" (CNPq) 2014 – 2016.


Agente Jr do Programa Nacional de Alimentação Escolar no CECANEPR em 2016. 


Residente de Nutrição pelo Programa Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR entre 2017 e 2019. 


Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (2023), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com o tema "Trabalho informal e desigualdades alimentares em Curitiba - PR", com período como pesquisadora visitante na Toronto Metropolitan University, no Canadá (2022).


Ex-consultora do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO - América Latina).


Atualmente é professora do curso de Nutrição da da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR. 


Se dedica ao estudo das relações entre inequidades em alimentação e nutrição, desigualdades sociais, sistemas alimentares e políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.

 

Profª Drª Daniela S. Frozi
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