Como compreender o grau de processamento dos alimentos a partir das discussões sobre comida, sociedade e cultura? Este curso convida os participantes a caminharem um percurso teórico partindo das ciências sociais para a compreensão dos lugares ocupados e das contribuições da classificação NOVA no entendimento e nas práticas de pesquisa, assistência e gestão do campo da alimentação e nutrição.
Serão muito bem-vindos gestores, trabalhadores, pesquisadores (graduandos e pós-graduandos), conselheiros.
1. Alimento e comida: algumas diferenciações conceituais;
2. Comida, história, sociedade e cultura: menus, comida como status
e diferenciação social, comida como identidade, narrativas sobre o comer saudável, nutricionismo, dietas
da moda;
3. Comida e globalização:
comida como mercadoria e
comida e colonialidade;
4. Sistemas agroalimentares e
a transformação da comida
em produto;
5. O que os produtos ultraprocessados têm a ver com a fome? A formação do sietema agroalimentar e da indústria de alimentos e a sua relação com
a fome.
1. Iconografias do comer: ideias fora do lugar;
2. A transição dos industrializados para os ultraprocessaods: a construção da classificação NOVA;
3. Alimentos de proteção x alimentos de risco: ressignificação a partir da classificação NOVA;
4. Da terra contaminada ao hospital: outros riscos do comer para além
do processamento (agrotóxicos
e transgênicos);
5. Alimentos ultraprocessados, desigualdades e mudanças climáticas;
6. O apelo à escolha racional: propaganda e Big Food;
7. O comer plataformizados: onde Big Food e Big Tech se encontram;
8. Comer para evitar o fim do mundo: as possíveis bússolas dos caminhos
e destinos das escolhas alimentares (ativismos alimentares, agroecologia
e SASS).
1. Desvelando lobos em pele de cordeiro: como pesquisadores podem lidar com conflitos de interesse em sua pesquisa em alimentação e nutrição, como gestores podem lidar com conflitos de interesse nas políticas públicas? Como informar consumidores e usuários de políticas públicas sobre conflitos de interesse?
2. Reconstruindo caminhos do comer nas políticas públicas: como a classificação NOVA se connectou no debate sobre a alimentação adequada e saudável e nas políticas públicas? Como envolver o grau de processamento na educação alimentar e nutricional? Como promover políticas públicas saudáveis utilizando a classificação NOVA?
Graduada em Ciências Sociais pela UNESP e em Nutrição pela PUCPR. Mestre em Sociologia pela UNESP.
Estágio de pesquisa nível de graduação na Ryerson University (Toronto- CAN) sobre Educação em Saúde (2014), através do programa CAPES-MITACS.
Integrante da pesquisa temática "Necessidades alimentares especiais no ambiente escolar: o binômio Nutrição e Bioética" (CNPq) 2014 – 2016.
Agente Jr do Programa Nacional de Alimentação Escolar no CECANEPR em 2016.
Residente de Nutrição pelo Programa Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR entre 2017 e 2019.
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (2023), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com o tema "Trabalho informal e desigualdades alimentares em Curitiba - PR", com período como pesquisadora visitante na Toronto Metropolitan University, no Canadá (2022).
Ex-consultora do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO - América Latina).
Atualmente é professora do curso de Nutrição da da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
Se dedica ao estudo das relações entre inequidades em alimentação e nutrição, desigualdades sociais, sistemas alimentares e políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.