Compreender e compartilhar saberes dos povos indígenas brasileiros e sua história a partir da temática da Alimentação Indígena.
Conhecer o conceito de soberania alimentar a partir da cosmovisão da alimentação indígena e sua relação com o corpo, água e território.
Apresentar a perspectiva da Medicina e Nutrição tradicional Indígena.
Descrever a perspectiva da economia Moitara para a conquista da soberania alimentar a partir das práticas indígenas.
O método prioritário é o método Paulo Freire, as aulas serão prioritariamente dialogadas com exposições audiovisuais e exposições orais dialogadas, aprendizagem cooperativa, abordagens ativas de ensino, abordagens construtivistas para a autonomia dos sujeitos educandos, podendo usar estudos de caso e gamificação e outras dinâmicas de interação em ambiente de ensino remoto. Usaremos as emoções biográficas dos sujeitos educandos como processo educacional de cooperação de aprendizado coletivo.
Antropologia indígena, direito dos povos indígenas, cosmovisão da Natureza, Espiritualidade indígena, alimentação Corpo/alma e território, alimentação e modo de vida, práticas alimentares, alimentação como cura, ervas medicinais, conhecimento ancestral da cura pelos alimentos, rituais de cura, práticas da medicina e nutrição tradicionais, economia da moitara, produção de arte e grafismos, produção de artesanatos, feiras e exposições e as artesãs, soberania e autonomia dos povos indígenas.
Território nosso mundo:
Alimentação, corpo/alma
e território
Medicina Tradicional
Economia da MOITARA
Mínimo de frequência de 75%, participação ativa em diálogos em sala de aula, resumos quando nas aulas de
reposição assíncronas.